quarta-feira, 20 de abril de 2016

No dia do índio, Jenilson defende mais políticas públicas para os indígenas no Acre

20160419165959

Pelo segundo ano consecutivo a Aleac ( Assembleia Legislativa do Acre) celebrou o dia do Índio com uma sessão solene a pedido do deputado estadual Jenilson Leite ( PCdoB). O parlamentar tem sido o porta voz dos indígenas, entidades sindicais e minorias durante este ano e meio que legisla na casa do povo.
Na tribuna do parlamento o deputado solicitou do governo melhorias para as comunidades indígenas do Acre, especialmente, na área de saúde , da educação e de produção. É de autoria do parlamentar, um anteprojeto de lei que tramita na Casa visando reconhecer a profissão dos Agentes Agroflorestais indígenas ( os engenheiros das comunidades indígenas do Estado).
Antes de iniciar a sessão, Jenilson Leite recebeu no seu gabinete as lideranças indígenas para tratar sobre uma audiência pública indígena, com objetivo de discutir a saúde,a educação, a produção e a reorganização do conselho indigenista.
Participaram da sessão várias lideranças indígenas e instituições públicas que trabalham com a temática .
Além de referenciar a diversidade, a cultura e a luta dos povos indígenas do Acre, a solenidade discutiu os avanços e desafios dessa população tradicional.
Segundo o deputado estadual Jenilson Leite, a sessão reafirma o compromisso do Legislativo com os índios. “Esta Casa consolida sua luta pelos povos indígenas, no sentido de melhorar a vida do nosso povo. Vale ressaltar que as políticas indígenas avançaram, hoje estamos na época dos festivais, e quem faz festival nas aldeias é porque tem algo a comemorar”, declarou.
Ninawa Huni Kuin, representante da Federação Huni Kuin, observa que o momento viabiliza uma avaliação das políticas. “Estamos aqui para fazer uma análise de conjuntara das políticas voltadas para as comunidades indígenas, desde as nossas conquistas e limitações, que precisam avançar.”
O assessor especial de Povos Indígenas do Acre, Zezinho Yube, destacou o apoio do governo aos povos da floresta. “Esses mais de R$ 50 milhões investidos são executados por diferentes programas, nas áreas da educação, produção, habitação, cultura, gênero, e outras.”
O dia do índio, celebrado no Brasil em 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5540 de 1943, A data de 19 de abril foi proposta em 1940, pelas lideranças indígenas do continente que participaram do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México.
 ac24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário