terça-feira, 27 de outubro de 2015

Produtores de Tarauacá recebem apoio em plantios e recuperação de açudes

No ramal, os produtores recebem apoio para o plantio de grãos e a recuperação de açudes
de piscicultura (Foto: Gleilson Miranda/Secom
O governador Tião Viana visitou neste sábado, 24, uma propriedade rural localizada no Ramal do Nelson, distante 15 quilômetros da área urbana de Tarauacá.

No local os proprietários recebem apoio do governo para plantação de milho, criação de pintos e recuperação de tanques de piscicultura. O trabalho conta com a parceria da prefeitura.

“Aqui eu vou plantar 46 hectares de milho. Com a ajuda do governo que tem auxiliado no arado da terra e com o envio de máquinas agrícolas. Logo vou poder começar a minha plantação”, conta animada, a proprietária Maria das Dores Falcão.

Por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), a produtora rural recebe pintos para a criação, e contou que recebeu recentemente o auxílio do governo para a recuperação de tanques de piscicultura, danificados após o período de rigorosas chuvas na região.

“Só neste ramal temos 46 hectares de mecanização para preparação do plantio do milho, e mais de 500 tanques de peixe. Após os problemas com o excesso de chuvas foi possível recuperar 46 dos 86 tanques prejudicados”, contou o governador Tião Viana.
Tião Viana visitou uma propriedade rural no Ramal do Nelson, distante 15 quilômetros da área urbana
de Tarauacá (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Só num tanque, a família colocou 1.500 tambaquis e 300 peixes de outra espécie, o que faz com que ela tire seguramente cerca de R$ 50 mil por ano, com apenas um tanque de piscicultura, sendo que ela possui três.

“Uma oportunidade enorme de gerar renda e garantir qualidade de vida para quem vive na área rural, unindo a piscicultura com a mecanização”, reforça o governador.

O gestor da Seaprof, Glenilson Figueiredo, disse que a ação é fruto de um trabalho intenso para levar fomento às famílias na produção familiar.

“É o fortalecimento da produção em todo o estado. Aqui em Tarauacá já temos mais de 500 açudes prontos e a ideia é chegar a 700 até 2016”, assegura.

O prefeito Rodrigo Damasceno disse que o trabalho conta com a parceria da prefeitura. “Em conjunto com o governo, entramos com a manutenção das máquinas e o governo com os tratores de esteiras e as escavadeiras hidráulicas, e o produtor entra com uma contrapartida, o óleo. É dessa forma que a gente busca trazer mais perspectivas para o produtor e mais oportunidades”, reforça.

Por Ana Paula Pojo
Agência Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário