segunda-feira, 24 de agosto de 2015

TARAUACÁ: Indígenas do município agradecem parceria do governo

Competição de melhor pontaria no arco e flecha faz parte da programação do festival Huni Kuin (Foto: Leônidas Badaró)
Os índios da aldeia do caucho, de Tarauacá, estão em festa com a realização do 1° Festival Internacional Huni Kuin. Durante uma semana, diversas atividades estão sendo realizadas na aldeia.

O objetivo da realização do primeiro festival é preservar as tradições, fortalecer a cultura do povo kaxinawa e poder mostrar às pessoas que visitam a comunidade a harmonia entre índios e a natureza na região.

Na tarde de sexta-feira, 21, o secretario de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Glenilson Figueiredo, prestigiou o festival e reafirmou a parceria que o governo de já desenvolve com os indígenas, nas áreas de criação de peixes e aves.“Com esse festival, a gente quer manter vivo nossos conhecimentos tradicionais por meio da fala, das cantorias, da medicina e do artesanato. O que queremos é mostrar para as pessoas como é rica e bela a nossa cultura”, destaca Nasso Kaxinawá, cacique da aldeia.

Nossa equipe está encantada com as expressões culturais aqui do festival. Fiz questão de está presente para reafirmar o compromisso do governo em ajudar na produção dessa aldeia”, destaca Figueiredo.

A comitiva da Seaprof chegou a tempo de acompanhar a final de uma das competições: a disputa da melhor pontaria no arco e flecha, instrumentos usados para caçar e garantir alimentação da aldeia.

O que também chama a atenção de quem visita o festival é a beleza dos artesanatos que são comercializados e ajudam na renda das famílias indígenas.

O primeiro Festival Internacional Huni Kuin na aldeia do caucho, em Tarauacá, encerra neste domingo, 23.

Da Agência Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário