quarta-feira, 24 de junho de 2015

VEREADOR MARLINDO PINHEIRO VAI PRESIDIR COMISSÃO PARA VERIFICAR AUMENTO DE PREÇO DA CARNE NO MUNICÍPIO


Tarauacá ainda é um dos poucos municípios onde há intervenção direta do poder executivo no preço da carne bovina. Desde a época do prefeito Esperidião Menezes Júnior, uma lei municipal, define que toda a carne comercializada no mercado público dever ser misturada (não há carne de primeira e nem de segunda) para não favorecer os mais ricos e também tem preço controlado, inclusive com subsídio da prefeitura. 

Acontece que os tempos são outros, os criadores fundaram uma cooperativa, construíram um abatedouro, a cidade tem o terceiro maior rebanho do estado e houve expansão do numero de açougues particulares. Com a abertura da BR 364, esses criadores  do município estão podendo vender seus rebanhos para outros mercados com preços melhores do que os praticados aqui na cidade. E no capitalismo o que impera é a lei da oferta da procura. Logicamente que os criadores vão vender seus rebanhos para quem pagar mais. Tudo isso faz com que o preço da carne que há pouco tempo era de R$ 6,00 (seis reais), hoje, já está chegando a R$ 10,00 (dez reais). 

Na sessão da câmara de vereadores realizada nesta terça feira, 23 de junho, o aumento do preço da carne foi motivo de grande debate entre os parlamentares. Maioria dos parlamentares protestou contra o que eles chamam de aumento abusivo do preço da carne. Os vereadores da oposição,logicamente, culparam o prefeito e os da situação culparam o s fazendeiros. 

Para tratar desse assunto os Vereadores José Sidenir do PCdoB e Valdor do Ó do PMDB propuseram a criação de uma comissão de vereadores para reunir com os fazendeiros e poder público em busca de uma solução para o problema. Essa comissão também deve estudar a implantação de uma nova lei que possa regulamentar essa questão do abate e da comercialização da carne no âmbito do município. 

O Vereador Marlindo Pinheiro do PCdoB foi o parlamentar indicado pelo presidente da câmara vereador Lulu Neri, para presidir a comissão que vai tratar do aumento do preço da carne. No momento a carne não está sendo comercializada no mercado público, pois, o mesmo passa por uma reforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário