quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Mais de 7 mil vagas são ofertadas pelo Pronatec Campo no Acre


O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) Campo irá ofertar 7.015 vagas, distribuídas em mais de 150 cursos este ano. O programa irá atender os 22 municípios do estado com formação técnica continuada. Em 2013, apenas 1.300 vagas foram ofertadas em 70 cursos diferentes. As inscrições podem ser feitas a partir de fevereiro nos escritórios da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

O objetivo do programa é promover a inclusão de jovens e trabalhadores do campo de acordo com os arranjos produtivos rurais de cada região. No Acre, o Pronatec é coordenado pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia em parceria com secretarias estaduais. De acordo com a coordenadora geral do programa, Myrna Cunha, o eixo que lida com recursos naturais é o mais ofertado.

"Temos vários cursos, muitos voltados para a agricultura familiar, horticultor orgânico, são muitas áreas e muitos eixos. O principal é o de recursos naturais, de quem trabalha em conformidade com a floresta e com o desenvolvimento do estado", diz. Entre os cursos, estão operador de implementos e máquinas agrículas, ovinocultor, apicultor, horticultor orgânico, e agricultor familiar.

Myrna explica que o programa funciona através de demandantes, normalmente algum órgão governamental, como a Seaprof ou o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). São esses demandantes que fazem a seleção dos alunos.

"Nos municípios a referência é a Seaprof para os pequenos agricultores que desejam ter informações sobre o programa. Os editais vão estar disponíveis nas páginas dos demandantes. As informações são diretamente com os demandantes em relação ao processo das inscrições, que ocorrem a partir de fevereiro", informa.

VEJA MAIS NO G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário