quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Transplantes de fígado no Acre terão início em janeiro

As pessoas que aguardavam por um fígado poderão realizar todo o procedimento aqui no estado (Foto: Álefe Souza/Sesacre)

Depois de dois anos de preparação, na manhã desta segunda-feira, 23, a secretária de Saúde, Suely Melo, anunciou a autorização concedida pelo Ministério da Saúde (MS) ao Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco para a realização de transplantes de fígado. A data provável para início das cirurgias de transplante de fígado é o mês de janeiro de 2014.

Para Suely Melo, a autorização é de extrema importância. “Nós vivemos em uma região endêmica para hepatites e muita gente precisa de transplante de fígado. Os pacientes que necessitam de um fígado esperavam na fila nacional e, a partir de agora, entrarão na fila estadual, onde terão mais prioridade”, explicou Suely.

Em novembro, uma equipe do MS esteve em Rio Branco para conhecer o funcionamento do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Central de transplantes, leitos de observação e centros cirúrgicos do HC – unidade hospitalar credenciada para realizar o procedimento, a fim de verificar se o hospital e sua equipe de saúde teriam condições de realizar o procedimento.

Aproximadamente 70 pessoas do Acre já fizeram transplantes de fígado em outros estados, realizando aqui apenas o acompanhamento pós-operatório. “Muitos órgãos já foram retirados, mas enviados para outros estados, pois o procedimento não era feito. Agora, as pessoas que esperam por um transplante de fígado poderão realizar todo o procedimento aqui no estado”, comemorou Suely.

Fonte: Agencia de Notícia do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário