segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Governo forma novos técnicos em Floresta e Agroecologia

Filhos de produtores rurais dos municípios do interior do Estado formando-se em técnicos (Foto: Tamara Smoly IDM)

Nesta sexta-feira, 27, o governo do Estado realizou a formação de técnicos em Floresta e Agroecologia pelo Instituto Dom Moacyr, tendo como público alvo filhos de pequenos produtores rurais de diferentes municípios do Estado. A solenidade foi realizada no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte.

O curso ocorreu na escola da Floresta Roberval Cardoso, formaram-se 47 novos profissionais. A escola da Floresta localiza-se onde funcionava o antigo Colégio Agrícola. Os cursos ocorrem em sistema de residência, contemplando os jovens que já concluíram o ensino médio e buscam profissionalizar-se para atuar em comunidades rurais.

O Técnico Florestal tem sua formação orientada pela área de agropecuária e o meio ambiente. Ele está habilitado para atuar no manejo sustentável dos recursos florestais; implantação de florestas produtivas, recuperação de áreas degradadas e apoio a organização comunitária através da extensão florestal.

O Técnico em Agroecologia poderá atuar na realidade produtiva rural e urbana, notadamente junto à agricultura familiar. Está habilitado a implantar sistemas de produção sustentáveis (extrativistas, agroextrativistas, agropecuários, agroflorestais, criação de pequenos animais e animais silvestres, dentre outros).
As atividades dos técnicos devem valorizar os conhecimentos locais, comprometendo-se com a preservação dos recursos naturais.

O governo do Estado oferta os cursos em parceria com o governo federal por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) pelo convênio firmado com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Segundo Luan Ojopi, morador de capixaba, formando de Agroecologia, o curso foi excelente: “hoje estou vivenciando uma das mais belas vitórias que o jovem do campo pode conquistar: a titularização técnica pela formação profissional, para melhor viver numa sociedade em evolução, promovendo o desenvolvimento humano com a preservação do meio ambiente.”

Para Nilcilene da Silva, moradora de capixaba, formanda do curso de Florestas “a agricultura familiar é a principal economia de subsistência do Estado, no curso tive contato com muitas realidades rurais. Pretendo realizar assistência técnica ao produtor que necessitar.”

Dona Francisca Zilma, moradora de Senador Guiomard, mãe da aluna do curso de agroecologia Zilane Alves, mencionou que está muito orgulhosa pela formação da filha, “na minha época não tinha essas oportunidades de estudo. Hoje tenho mais filhos fazendo cursos, eles estão aproveitando o que eu não tive.”

Numa solenidade de despedida das turmas o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão parabenizou os formandos e destacou: “o governador Tião Viana investe na profissionalização do jovem rural para melhorar a qualidade de vida das comunidades. Os técnicos devem buscar a humildade, ensinar, aprender, fazer em conjunto, potencializando as boas ações em benefício do bem comum.”

Tamara Smoly (Assessoria IDM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário