segunda-feira, 27 de maio de 2013

Governo do Estado leva melhorias aos moradores da floresta em Tarauacá

Famílias do Complexo Florestal Gregório participam de reunião com secretários de Estado para debater regularização fundiária (Fotos: Assessoria Iteracre)

O Instituto de Terras do Acre (Iteracre) firmou parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) com o objetivo de legalizar os residentes do complexo florestal do Gregório, do município de Tarauacá. Na última semana foi realizada uma reunião com a comunidade beneficiada para esclarecer dúvidas sobre o processo de regularização fundiária, que deve ser iniciada ainda, no primeiro semestre deste ano.

Mais de 500 famílias vivem no Complexo Florestal Gregório, que engloba também as Florestas Públicas Mogno e Liberdade. Segundo Edvaldo Magalhães da Sedens, são vários os programas governamentais destinados para beneficiar essa comunidade e agora, a prioridade é trazer tranquilidade as famílias que residem nas florestas. “Queremos levar segurança a essa comunidade, desenvolvendo o programa de habitação rural, titulando os proprietários, ajudando e orientando os pequenos produtores”, disse Magalhães.

Segundo a moradora da Floresta Gregório e presidente da Associação da Comunidade Fortaleza Acreana, Édima Lima, é uma reivindicação antiga da população a regularização dos lotes. “Precisávamos de uma garantia pra se sentir dono da terra”, explica Lima. Ernestina Lima, que mora na Floresta Liberdade e é presidente da Associação São Francisco, conta que não quer sair da floresta. “Meu canto é na floresta, de lá tiro meu sustento e da minha família”.

O vice-prefeito do município de Tarauacá, Chagas Batista, também participou do encontro com a comunidade e falou da importância do olhar do governo do Estado pra essa população. “As famílias que residem nas florestas carecem desse olhar do poder público, a regularização fundiária nesse momento é primordial pra estabilizar os produtores e tranquilizar quem mora na floresta, há anos esse povo luta por isso”, destaca.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tarauacá, Inês Barbosa, conta que está entusiasmada com as melhorias que estão sendo realizadas no Complexo Florestal Gregório. “Reunir movimento social com o poder público sempre traz resultados positivos, é uma oportunidade que temos pra expor reivindicações, tirar dúvidas e resolver conflitos, estamos percebendo o quanto a realidade dessas famílias está melhorando”, afirma.

Para Glenilson Figueiredo o início do processo de regularização fundiária no local, marca o avanço pra região. “Vamos dar início aos trabalhos cadastrando todos os moradores, fazendo um levantamento, identificando os lotes e destinando as áreas vazias aos agregados, o governador Tião Viana é muito sensível a essa questão”, disse.

Laura Araruna (Assessoria Iteracre) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário