quinta-feira, 25 de abril de 2013

Tarauacá: Governador entrega 206 títulos definitivos para trabalhadores rurais do seringal Morungaba

No centenário de Tarauacá, o governador fez a entrega de 206 títulos de terra (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

No dia em que Tarauacá completou 100 anos de fundação, 24 de abril, o governador Tião Viana acompanhado pela equipe de governo, participou de um ato que muda a história de 206 famílias do seringal Morungaba, elas receberam o título definitivo de suas terras.

A solenidade aconteceu na tarde de quarta-feira, na quadra de uma escola do município onde estavam reunidos centenas de trabalhadores rurais e beneficiados pelo trabalho desenvolvido pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre).

“Nós estamos começando a dar título de propriedade rural, propriedade urbana e vamos atender toda essa população que vai poder ir ao banco, apresentar uma hipoteca, dizer que tem garantia, vai poder fazer investimentos”, declarou o governador.
"Toda essa população vai poder ir ao banco, apresentar uma hipoteca, dizer que tem garantia, vai poder fazer investimentos”, declarou o governador (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Tião Viana também fez o lançamento oficial do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) que oferta habitação rural no valor de R$ 30,5 mil para trabalhadores rurais.

“Se Tarauacá quiser fazer 500 ou 1.000 casas, a presidenta [Dilma Rousseff] está garantindo pela Caixa Econômica, esse programa ajuda a melhorar a vida desse povo que tanto precisa”, assegurou o Tião Viana.
Tião Viana também fez o lançamento oficial do Programa Nacional de Habitação Rural (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador frisou que todo o trabalho que vem desenvolvido pelo governo do Estado visa à geração de trabalho, desenvolvimento, aquecimento da economia e, principalmente, a elevação do padrão de renda e da qualidade de vida do povo do Acre. “Tarauacá é uma das cidades mais merecedoras de um desenvolvimento social por ser a mais sofrida”, acrescentou o governador.

Além da entrega dos títulos definitivos o governador assinou um Termo de Cooperação Técnica de Regularização Fundiária Urbana e Rural de Tarauacá e participou da entrega 162 Termos de Autorização de Uso Sustentável (Taus) que foram feitos pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e que beneficiou famílias ribeirinhas que antes não possuíam qualquer documentação que os assegurasse a posse da terra.

Um novo tempo para a comunidade Morungaba
A trabalhadora rural Maria do Socorro Ozório do Amorim foi uma das 206 pessoas que vivem na região do seringal Morungaba e que recebeu o documento que assegura que a terra onde vive pertence a ela.
A trabalhadora rural Maria do Socorro Ozório do Amorim foi uma das 206 pessoas beneficiadas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Há muitos anos eu e minha comunidade esperamos por esse momento. Me lembro que em 2006 foi a primeira equipe fazer as medições [topográficas] nas nossas terras e muita gente lá dizia que esses títulos nunca iriam aparecer. Nem nós acreditávamos. Mas hoje, graças a Deus e ao governo, nós podemos bater no peito e dizer: Essa terra é nossa”, comentou Maria do Socorro Ozório. Leia Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário