segunda-feira, 25 de março de 2013

Acre: Defesa Civil diz que rio Acre na capital deve alcançar marca dos 15m50cm até quarta feira

marcus_visita1

Com base no mapa pluviométrico e na indicação de chuva para os próximos dias na região de nascente do rio Acre, a Defesa Civil calcula que o nível do rio Acre continuará subindo entre esta terça e quarta-feira, 26 e 27. Se a previsão se confirmar e o rio vai atingir 15,50 metros no período, nada menos que 466 famílias estarão ameaçadas de desalojamento em Rio Branco.

Para fazer frente a essa demanda, o prefeito Marcus Alexandre autorizou nesta segunda-feira, 25, a construção de mais 200 boxes no parque de exposições da Expoacre, para onde estão sendo levadas as famílias atingidas pela alagação. Pela manhã de segunda, 69 famílias já estavam no parque recebendo assistência total da Prefeitura, do Governo do Estado e parceiros que se envolvem na rede de solidariedade. Ao final do dia de segunda-feira, 312 boxes estavam construídos, em uso ou prontos para receber as famílias.
São pessoas como Sebastião Moçambique Ferreira, morador da Baixada da Cadeia Velha, na divisa entre os bairros Cadeia Velha e Morada do Sol, região aladiça –uma das primeiras a desabrigar famílias quando o rio ultrapassa a cota de transbordamento.Sebastião elogiou a postura do prefeito Marcus Alexandre: “tem de ser assim do jeito que ele é. Ele caminha nas ruas com o povo. É um homem que trabalha”, disse Ferreira.
Apesar da situação difícil, Izaias Pessoa de Souza também reconheceu o esforço da Prefeitura e do Governo do Estado em oferecer o melhor para amenizar o sofrimento das famílias. “Estamos bem. Aqui está tudo bem”, disse Izaias, que teve de ser removido da rua Santa Terezinha, no bairro 6 de Agosto, junto com a esposa e uma filha depois que sua casa foi invadida pela água.
O trabalho de acolhimento das famílias no parque é coordenado pela Defesa Civil e Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS). “Pedimos a colaboração das pessoas para amenizar o sofrimento das famílias atingidas pela alagação”, pediu o prefeito.
As informações são da PMRB

Nenhum comentário:

Postar um comentário