quinta-feira, 26 de julho de 2012

Bebê indígena morre de diarreia antes de ser levado a hospital


Um menino de 7 meses de uma família de índios Kaxinawa morreu às 17h de quarta-feira (26), numa parte periférica do Bairro Floresta, em Cruzeiro do Sul, com vômito e diarreia. Os índios que abandonaram a aldeia no município de Jordão para viver em Cruzeiro do Sul, informaram que a criança seria levada ao Pronto Socorro, mas não houve tempo.
Até às 10h do dia seguinte, o corpo do bebê estava sem caixão e sendo velado no assoalho da pequena casa de madeira. O caso foi informado a Assistência Social do município que se encarregou de providenciar a certidão de nascimento da criança e tratar dos procedimentos legais para o sepultamento.
Cerca de 30 indígenas do Povo Kaxinawa do município de Jordão estão morando em Cruzeiro do Sul, desde o ano passado. “Eu não posso mais caçar, pescar ou trabalhar. Estive aqui na cidade e pude ver muita fartura de peixe no mercado e por isso, estou morando aqui”, disse o líder do grupo, Valmar Costa Caxinawá de 87 anos.
Os índios vivem de auxílio do Bolsa Família ou das aposentadorias dos mais idosos. Uma vizinha informou que para se manter, eles também recebem doações.
O presidente da Associação dos índios Kaxinawa do Jordão, Fernando Henrique Kaxinawa, garante que os índios estão passando só uma temporada para conhecer a cidade e vão retornar à aldeia.
Fonte: Site Juruá Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário