quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Calamidade no Acre já é superior a do Rio e Santa Catarina, diz Governo


A calamidade social que se abate agora no Acre por causa da enchente de seus rios já é proporcionalmente superior às tragédias ocorridas na Região Serrana do Rio de Janeiro e em Santa Catarina, que foram consideradas as mais trágicas do país nas últimas décadas.

Na enchente e deslizamento do Rio de Janeiro, ocorridos em janeiro do ano passado, o número de atingidos contabilizado pela Defesa Civil Nacional ultrapassou a casa de um milhão de pessoas, representando 6,2% dos 15,9 milhões de habitantes do Estado.

Na enchente de Santa Catarina, de setembro de 2011, os atingidos foram da ordem de 984 mil, representando 15,7% de seus 6,2 milhões de habitantes.

No Acre, segundo os números divulgados nesta terça-feira, 28, pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, o número de pessoas afetadas pela enchente é de 133.290 mil, o que representa aproximadamente 18,3% de sua população, calculada pelo IBGE no ano passado em 733.559 habitantes.

Os dados da Defesa Civil mostram, ainda, que o Acre também apresentou uma proporção bem superior ao de Santa Catarina no quesito abrangência do drama social em seus territórios.

 Enquanto os 83 municípios catarinenses atingidos pelas cheias representaram 28,3% dos 293 existentes naquele Estado, as 10 cidades atingidas no Acre já abrangem 45,3% dos 22 municípios acreanos.
O grau do problema social do Acre também é refletido pelo fato de o número de pessoas desalojadas no Estado ser superior, proporcionalmente, aos desalojados do Rio de Janeiro.

Nos 10 municípios acreanos atingidos, houve até esta terça-feira 11.777 pessoas desalojadas, o que representa aproximadamente 1,6% da população.

No Rio de Janeiro, as 35 mil pessoas desalojadas de suas casas representaram apenas 0,2% do número de habitantes do Estado.

Para atuar em prol dos desabrigados acreanos uma “operação de guerra” foi montada envolvendo os Governos Federal, Estadual e Municipais. Além de toda a estrutura do Estado e das prefeituras atingidas, dez Ministérios estão atuando diretamente na operação de ajuda as vítimas: Ministério da Integração Nacional, Ministério da Justiça, Ministério da Saúde, Ministério da Defesa, Ministério de Meio Ambiente, Ministério de Ciências e Tecnologia, Ministério das Relações Exteriores, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Secretaria de Relações Institucionais.


Nível do Rio Acre em Rio Branco

16,88 m - Medição das 15h - 29/02/2012
2,88 m acima da cota de transbordamento (14m)

No Estado

133.290 pessoas atingidas pela água
11.777 pessoas alojadas em abrigos públicos em todo o Estado (Em Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, todas as famílias que estavam em abrigos públicos, já retornaram para suas casas).

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário