sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Rio Juruá apresenta sinais de vazante mesmo depois de fortes chuvas na região


Nesta quinta-feira, 29, o nível do Rio de acordo com o Corpo de Bombeiros é de 13,30 metros. Medição considerada arriscada, já que ultrapassa cota de transbordamento, que é de 13 metros.
Com isso, algumas famílias ainda permanecem alojadas em casas de parentes ou no Ginásio Alailton Negreiros, onde recebem assistência da prefeitura, como é o caso da dona de casa Maria Jardelene da Silva, que junto à família, mora na Comunidade Boca do Môa, uma das regiões mais afetadas com a alagação.
“Estamos aqui recebendo o total amparo. Mas, mesmo assim, fico muito triste, porque sei a realidade que vou encontrar quando voltar para casa. No ano passado perdermos muitos objetos. Mas, agora a minha preocupação é a casa, que já está velha. Tenho medo de perdê-la também”, desabafou a mulher, mãe de quatro filhos, que pela segunda vez sofre com a cheia do Juruá.
A Defesa civil informou que o nível da água baixou, e isso propiciaria o retorno das famílias para as residências, mas, por enquanto isso não será possível devido à chuva torrencial registrada na região nessa quarta-feira, 28. “Existe a possibilidade de que haja alagações nos afluentes e assim o nível do Rio volte a subir”.
No município amazonense, Guajará, cidade vizinha a Cruzeiro do Sul, o rio também está apresentando um alto nível. A água já se aproxima de algumas residências localizadas no outro lado da cidade. Mas, até agora ninguém foi removido para abrigos. O agricultor Francisco das Chagas, disse que comparado ao ano anterior, durante o mesmo período o rio estava mais cheio, mas acredita que nos próximos dias vai aumentar.
“Quando lá começa a vazar é que a cheia vem com mais força para cá. Por enquanto, estamos bem, não sabemos nos próximos dias, porque se nas cabeceiras estiver chovendo, com certeza ainda vamos enfrentar uma grande alagação, finalizou.
Tribuna do Juruá – Dayana Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário