terça-feira, 29 de novembro de 2011

Absurdo: acrianos sofrerão aumento de 11,72% na conta de luz


Consumidores acrianos além de sofrerem como as constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica oferecido pela Eletrobrás/Acre, agora terão que engolir o novo aumento concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A decisão foi anunciada nesta terça-feira (29).

O novo reajuste na tarifa de energia elétrica domiciliar é de 11,72%, que deverá ser repassado aos consumidores acrianos dos 22 municípios. 

Outro ponto bastante interessante na decisão foi a rapidez da Aneel. Em nota, a Agência informa que o novo aumento na conta de energia será incorporado, a partir desta quarta-feira (30).

Os usuários do setor industrial também sofrerão um aumento de 14,34% . Essa tarifa é aplicada somente aos que possuem o serviço de alta tensão, como empresas de grande porte instaladas no Estado. 

O aumento concedido pela Aneel beneficiou a antiga Eletroacre (Companhia de Eletricidade do Acre), hoje Eletrobrás/Acre e a Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron). 


Cálculos

Os percentuais aprovados refletem a variação do IGP-M, índice previsto no contrato de concessão para medir a inflação no período, o aumento do custo de encargos no setor elétrico e os gastos que as distribuidoras tiveram com compra de energia.

Segundo a Aneel, para calcular os índices, também é considerada a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência, sendo que no cálculo são incluídos custos gerenciáveis e custos de energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Com informações do site da Aneel

Nenhum comentário:

Postar um comentário