quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Governo e marceneiros discutem lei de compras governamentais

Secretário Edvaldo Magalhães em reunião com marceneiros; novo modelo de compras governamentais organiza setor (Foto: Assessoria)


O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços, Ciência e Tecnologia (Sedict), realizou nesta terça-feira, 27, um encontro com representantes de cooperativas e associações de marceneiros dos municípios acreanos, para discutir o Programa de Regionalização das Compras Governamentais. 

Mais de 40 pessoas, de Rio Branco e do interior, participaram da discussão. A decisão de regionalizar as compras governamentais foi tomada pelo próprio governador Tião Viana. 

O anúncio oficial foi feito durante o primeiro Encontro de Marceneiros do Acre, realizado em abril. Os primeiros negócios devem ser concretizados nos próximos dias. Em julho o governador enviou uma lei para apreciação e aprovação dos deputados estaduais. “O decreto já foi publicado e, agora, precisamos colocar a lei para funcionar. Para isso, temos que unir forças, pois estamos iniciando um novo modelo e não podemos cometer erros”, explicou o secretário Edvaldo Magalhães. Ele explicou ainda que o novo modelo de compras governamentais estabelece a criação de um cadastro para empresas, cooperativas e associações, que serão credenciadas para vender seus produtos para o Governo. Dessa forma, diante das demandas dos órgãos públicos estaduais, não mais será realizada uma licitação, mas uma espécie de credenciamento.

Outro ponto importante, de acordo com o secretário, é que o novo modelo prioriza que as compras sejam feitas de marceneiros e moveleiros dos municípios de onde surgir a demanda. “Agora teremos um cadastro de empresas, cooperativas e associações que desejem vender seus produtos para o Governo. Quando surgir uma demanda, essas empresas serão comunicadas para que digam se podem atender à necessidade. Claro que teremos prazos e especificações dos produtos. Esse novo modelo garante ainda a valorização dos marceneiros locais”, disse. 

O procurador do Estado, Luiz Rogério, também participou do encontro e explicou como o novo modelo para as compras governamentais foi construído, obedecendo a legislação e garantindo melhorias para os marceneiros e moveleiros do Acre. Durante o encontro os marceneiros e moveleiros também estão apresentando sugestões e tirando dúvidas em relação ao modelo para compras governamentais. A idéia é garantir a legalização de empresas, cooperativas e associações, facilitando assim, o processo de compras. 



Categoria otimista - A presidente da Associação dos Marceneiros de Sena Madureira, Nacione de Oliveira Passos, disse que a decisão do governador Tião Viana e o esforço do secretário Edvaldo Magalhães, garantem novo ânimo ao setor e animam os marceneiros e moveleiros.“Muitos já estão fazendo novos investimentos. 

A decisão sobre as compras governamentais é apenas um dos benefícios que estamos recebendo. Em Sena Madureira, por exemplo, vamos ganhar um Pólo com 25 galpões. Também conseguimos a legalização de nossos empreendimentos e o acesso a madeira legalizada”, disse. 

Para o presidente da Cooperativa dos Moveleiros de Rio Branco, Domingos Sávio, esse projeto chegou para incrementar o Programa de Fortalecimento do Setor Moveleiro e Marceneiro do Estado. “Estamos vendo um sonho se realizar, primeiro foram às licenças ambientais já adquiridas por dezenas de marceneiros, agora o estado está nos convocando para comprar o nosso produto”, declarou.Ainda de acordo com Sávio, o desafio agora é unificar todas as organizações de marceneiros do estado, pois uma das condições do Programa de Regionalização do Mobiliário Administrativo Público é que as cooperativa e associações estejam organizadas e legalizadas para receber as vantagens oferecidas pelo programa. (da Agência-Acre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário